Um envelhecimento saudável é conquistado a partir da mudança de hábitos e do cuidado com a saúde física e mental. Uma matéria publicada na BBC Brasil traz na manchete que, pela primeira vez, o mundo tem mais avós do que netos. Ou seja, a população de idosos é maior que a de crianças. Parte desta realidade decorre da redução na taxa de natalidade e a outra é que a medicina evoluiu, os hábitos mudaram, a expectativa de vida aumentou no mundo e a velhice deixou de ser sinônimo de inatividade e impossibilidades.
É inegável que o envelhecer promove transformações no organismo e oferece algumas limitações. Mas, também temos em nossa frente inúmeras oportunidades para proteger o corpo, cuidar da mente e aproveitar os dias com mais saúde e disposição. Sem contar a maturidade e a experiência que os anos que se foram nos presentearam, preparando para enfrentar os desafios e curtir os encantos do envelhecer ativamente.
Continue a leitura e conheça quais são os pilares para viver da melhor forma possível a quarta etapa da vida, o envelhecer.
Como ter um envelhecimento saudável?
O processo para um envelhecimento saudável é construído lentamente, porque envolve mudanças de hábitos, exige dedicação e requer disciplina. Mas, afinal, quais os pilares para envelhecer bem e com saúde? São eles:
Exercite o corpo e a mente
Um dos pilares para um envelhecimento saudável é buscar estar em constante atividade física e mental, aqui destacamos um estudo publicado no Jornal da USP que mostrou que os idosos que praticam exercícios regulares apresentam maior volume cerebral. Ou seja, têm melhor desempenho no processamento das informações, raciocínio, atenção e memória.
A prática de exercícios físicos regularmente oferece benefícios para todas as idades, mas, tratando-se da terceira idade estar em atividade:
- melhora a autoestima, autonomia, mobilidade, coordenação, cognição e segurança,
- ajuda na qualidade do sono,
- fortalece ossos e músculos,
- auxilia no controle da diabetes, colesterol e pressão alta,
- faz bem para o coração e pulmão,
- ajuda no combate da tristeza e depressão.
O envelhecimento saudável também envolve colocar a mente em ação e para isso é preciso exercitar o cérebro realizando atividades que exijam concentração e pensamento lógico, como: palavras-cruzadas, leitura, jogos, trabalhos manuais, aprender outro idioma, cantar, etc.
Tenha uma alimentação saudável
Um cardápio variado, equilibrado e nutritivo é indispensável para um envelhecimento saudável. À medida que os anos passam aumenta a necessidade por determinados nutrientes, por isso é preciso adaptar o cardápio para atender as necessidades de cada um. De modo geral, a pessoa idosa requer entre 5 a 6 refeições diárias, divididas entre as principais (café da manhã, almoço e jantar) e os intervalos, ou lanches. Na terceira idade, todos os nutrientes são necessários e no cardápio deve conter a quantidade diária ideal de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais e fibras.
Durma bem
Com o passar dos anos, é comum o sono ficar mais leve e a pessoa acordar mais vezes durante a noite, mas, com pequenas atitudes, você pode vencer o problema. Dormir bem é indispensável quando se trata de envelhecimento saudável e nessa hora uma boa dica é manter uma rotina do sono, deitando e acordando sempre no mesmo horário.
Outras dicas para dormir bem são:
- evite dormir por longos períodos durante o dia,
- não ingira alimentos pesados ou estimulantes à noite,
- evite agitações no período noturno,
- se perder o sono, mantenha a luz apagada e fique na cama,
- não leve celulares e computadores para o quarto, nem ligue a TV,
- faça meditação antes de dormir.
Socialize!
Envelhecimento saudável é sinônimo de vida, alegria e movimento. Por isso, socialize-se e curta bons momentos em companhia de amigos e familiares. Estar com pessoas que gostamos faz bem para a nossa saúde física e mental.
Um artigo publicado no The Gerontological Society of América mostra que pessoas com mais de 65 que são ativas socialmente apresentam:
- humores mais positivos,
- maiores níveis de atividade física,
- menos sentimentos negativos.
Por isso, procure manter suas amizades, ser ativo na sua comunidade, reunir seus familiares com mais frequência, viajar e participar de atividades e eventos em grupos. Afinal, a vida social é essencial para um envelhecimento saudável e feliz.
Como em todas as fases da vida, envelhecer por vezes exige serviços e cuidados de profissionais especializados, por isso conheça a Casa de Cuidado Integral e conte conosco quando e se precisar.